MANIFESTO PLANEJE A VIDA
Enquanto o Planejamento Financeiro trata de números, o Planejamento de Vida trata de escolhas, da construção da felicidade. É sobre fazer escolhas conscientes, sabendo da responsabilidade de arcar com as suas consequências.
Planejar a vida não significa "controlar a vida” nem eliminar todas as incertezas que nos afligem. É reconhecer que não temos controle sobre tudo, mas que temos que saber onde queremos chegar e ter uma atitude proativa. É ter consciência que temos que fazer a nossa parte para alcançar o resultado desejado, e agira para chegar lá.
Planejar a vida não é sobre enriquecer, já que riqueza é algo comparativo, que está fora de nós mesmos e, portanto, é inalcançável. É sim sobre vivenciar a prosperidade, saber o que é importante para si e ter recursos suficientes para isso. É sobre aprender a definir e respeitar limites, fazer as pazes com o “suficiente”, uma quantia definida. É buscar o equilíbrio, desapegar do "sempre mais e mais", das bugigangas, que são peso morto e não levam à felicidade.
Planejar a vida é criar autonomia para viver com liberdade, a começar pela liberdade de escolha! Embora pareça algo simples, na prática não é tão fácil assim, já que nem percebemos o efeito que a cultura tem sobre as nossas escolhas.
Liberdade de escolha é entender que somos únicos e que, portanto, a nossa felicidade não tem uma receita pronta. Assim, a nossa felicidade depende de nos conhecermos para podermos encontrar a nossa própria receita, ter a coragem para aceitar que ela é diferente da dos outros, abraçá-la com paixão e colocá-la em ação! Afinal, sem ação, tudo não passa de elucubração!
Planejar a vida é construir uma vida repleta de propósito, conhecer seus próprios talentos, doá-los ao mundo, cultivar emoções positivas para colher mais felicidade! É entender que liberdade, segurança, felicidade e prosperidade são um estado de espírito, e como tal, requerem uma sintonia, uma construção mental para que possamos reconhecê-los!
Eu acredito que a vida é preciosa demais para ser desperdiçada vivendo no piloto automático, seguindo uma receita padrão que nem percebemos que nos é imposta pela cultura, pelas mídias, pelo marketing, que não nos preenche, e que apenas com vontade e dedicação conseguiremos abrir os olhos da consciência, nos libertar desta teia e viver uma vida plena e feliz!